Saneamento Ambiental
xxxxx Com o crescimento acentuado dos problemas ambientais e a tomada de consciência do mesmo, a área de meio ambiente e saneamento ganha importância, reconhecida pelo CONFEA, que emite resoluções que reconhecem a área ambiental e a sanitária. Desta forma, com a elaboração do Plano Nacional de Saneamento Básico (PNSB), Lei Federal 11.445 de 5 de Janeiro de 2007, fica estipulada a necessidade de pelo menos um profissional habilitado na área de saneamento em cada município Brasileiro, totalizando a possibilidade de empregabilidade nos 5.568 municípios existentes na nação. O saneamento ambiental é um dos elementos primordiais para a promoção da qualidade de vida da população. Ele pode ser reconhecido através de ações como abastecimento de água potável de qualidade, coleta de lixo, tratamento de esgoto, limpeza das vias públicas, sistema de drenagem pluvial. Em 2017, em uma Assembleia Geral da ONU ficou estabelecido que a água e o saneamento são direitos essenciais. Diante deste cenário, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) campus Uberaba, propõe o curso de Pós-graduação lato sensu em Saneamento Ambiental. O projeto pedagógico do curso foi organizado de modo a contemplar e adequar a formação do egresso em harmonia com os preceitos de formação ampla, flexível e que proporcione as habilidades profissionais necessárias ao atendimento das demandas da sociedade no que se refere ao meio ambiente conservado e sadio.
Informações sobre o curso
Perfil do egresso
Pretende-se que o egresso do Curso de Pós-Graduação em Saneamento Ambiental desenvolva competências e habilidades para:
- Resolução de problemas relacionados aos recursos naturais, sua conservação e preservação, e pode atuar em empresas públicas, privadas e organizações não governamentais, integrando equipes multidisciplinares como funcionário ou profissional autônomo.
- Construção de uma formação humanística para que o futuro profissional venha a tornar-se um especialista em saneamento ambiental consciente de seu papel na comunidade e venha a ter um bom relacionamento humano no trabalho;
- Desenvolvimento de visão multidisciplinar e interdisciplinar proporcionada pelo Trabalho de Conclusão de Curso;
- Compreensão e tradução das necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e organizativos, bem como utilização racional dos recursos disponíveis, além da conservação do equilíbrio do ambiente;
- Colaboração em empresas, indústrias, companhias de abastecimento e tratamento de água e esgoto, nos processos de saneamento ambiental, gestão de recursos hídricos, gerenciamento de resíduos, manutenção de qualidade da água, geoprocessamento e sensoriamento remoto.
Aspectos legais
â Lei n. 9394, de 20/12/1996 – de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
â Resolução CNE/CES nº 3/1999 – Fixa condições de validade dos certificados de cursos presenciais de especialização.
â Portaria nº 3.284/2003 – Dispõe sobre requisitos de acessibilidade de pessoas portadora de deficiências, para instruir os processos de autorização e de reconhecimento de cursos, e de credenciamento de instituições.
â Decreto nº 5.154/2004 – Regulamenta o § 2º do art. 36 e os artigos 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e dá outras providências.
â Decreto nº 5.296/2004 – Regulamenta as Leis n.º 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências.
â Decreto n° 9.057/2017 (CÂMARA DOS DEPUTADOS CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
â Parecer CNE/CES nº 261/2006 - Dispõe sobre procedimentos a serem adotados quanto ao conceito de hora-aula e dá outras providências.
â Portaria Normativa MEC nº 40/2007 - Institui o e-Mec, sistema eletrônico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas aos processos de regulação da educação superior no sistema federal de educação.
â Resolução IFTM n.º 26/2018, de 27 de março de 2018. Dispõe sobre a aprovação da Resolução Ad Referendum n.º 12/2018, que versa sobre o regulamento do uso do nome social no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.
â Resolução CNE/CES nº 1/2018 - Estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização.
â Lei nº 11.982/2008 - Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.
â Resolução nº 2/2014 – Institui o Cadastro Nacional de Oferta de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (especialização) das instituições credenciadas no Sistema Federal de ensino.
â Resolução Nº 27/2019, DE 27 DE MARÇO DE 2019 que regulamenta os cursos de pós-graduação lato sensu do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.
â Resolução IFTM nº 50/2014 – Aprova a Resolução Ad Referendum nº 45/2014, que versa sobre o Manual para Normatização de Trabalho de Conclusão de Curso da Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.
â Resolução CNE/CES nº 1/2018 - Estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização.
â Resolução IFTM nº 14/2018, que dispõe sobre o regulamento do Programa de Ações Afirmativas do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Triângulo Mineiro.
- Lei n. 9394, de 20/12/1996 – de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
- Resolução CNE/CES nº 3/1999 – Fixa condições de validade dos certificados de cursos presenciais de especialização.
- Portaria nº 3.284/2003 – Dispõe sobre requisitos de acessibilidade de pessoas portadora de deficiências, para instruir os processos de autorização e de reconhecimento de cursos, e de credenciamento de instituições.
- Decreto nº 5.154/2004 – Regulamenta o § 2º do art. 36 e os artigos 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e dá outras providências.
- Decreto nº 5.296/2004 – Regulamenta as Leis n.º 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências.
- Decreto n° 9.057/2017 (CÂMARA DOS DEPUTADOS CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
- Parecer CNE/CES nº 261/2006 - Dispõe sobre procedimentos a serem adotados quanto ao conceito de hora-aula e dá outras providências.
- Portaria Normativa MEC nº 40/2007 - Institui o e-Mec, sistema eletrônico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas aos processos de regulação da educação superior no sistema federal de educação.
- Resolução IFTM n.º 26/2018, de 27 de março de 2018. Dispõe sobre a aprovação da Resolução Ad Referendum n.º 12/2018, que versa sobre o regulamento do uso do nome social no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.
- Resolução CNE/CES nº 1/2018 - Estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização.
- Lei nº 11.982/2008 - Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.
- Resolução nº 2/2014 – Institui o Cadastro Nacional de Oferta de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (especialização) das instituições credenciadas no Sistema Federal de ensino.
- Resolução Nº 27/2019, DE 27 DE MARÇO DE 2019 que regulamenta os cursos de pós-graduação lato sensu do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.
- Resolução IFTM nº 50/2014 – Aprova a Resolução Ad Referendum nº 45/2014, que versa sobre o Manual para Normatização de Trabalho de Conclusão de Curso da Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.
- Resolução CNE/CES nº 1/2018 - Estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização.
- Resolução IFTM nº 14/2018, que dispõe sobre o regulamento do Programa de Ações Afirmativas do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Triângulo Mineiro.
Gestão do Curso
Coordenador(a) de Curso
ambiental.ura@iftm.edu.br
(34) 3319-6069
Informações complementares
E-mail da coordenação do curso:
ambiental.ura@iftm.edu.br
Matriz Curricular
1º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
EDUCAÇÃO AMBIENTAL | 30,00 | - |
HIDROLOGIA | 15,00 | 15,00 |
METODOLOGIA CIENTÍFICA | 30,00 | - |
PROJETOS I | 10,00 | 20,00 |
QUÍMICA AMBIENTAL | 30,00 | - |
TÓPICOS ESPECIAIS I | 30,00 | - |
Subtotal | 145,00 | 35,00 |
Subtotal Geral | 180,00 |
2º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
GEOPROCESSAMENTO E SENSORIAMENTO REMOTO | 15,00 | 15,00 |
HIDRÁULICA APLICADA | 15,00 | 15,00 |
LEGISLAÇÃO APLICADA AO SANEAMENTO AMBIENTAL | 30,00 | - |
PROJETOS II | 30,00 | 30,00 |
TÓPICOS ESPECIAIS II | 30,00 | - |
Subtotal | 120,00 | 60,00 |
Subtotal Geral | 180,00 |
3º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
DRENAGEM | 15,00 | 15,00 |
GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS APLICADOS À BACIAS HIDROGRÁFICAS | 30,00 | - |
GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS | 15,00 | 15,00 |
SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ÁGUAS E EFLUENTES | 15,00 | 15,00 |
TCC | 40,00 | - |
TÓPICOS ESPECIAIS III | 30,00 | - |
Total | 410,00 | 60,00 |
---|---|---|
Total Geral | 470,00 |
1º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
EDUCAÇÃO AMBIENTAL | 15,00 | 0,00 |
GEOPROCESSAMENTO E SENSORIAMENTO REMOTO | 12,00 | 15,00 |
HIDROLOGIA | 12,00 | 12,00 |
INFORMÁTICA APLICADA | 12,00 | 12,00 |
PROJETO I | 30,00 | 45,00 |
QUÍMICA AMBIENTAL | 15,00 | 0,00 |
Subtotal | 96,00 | 84,00 |
Subtotal Geral | 180,00 |
2º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
DRENAGEM | 15,00 | 12,00 |
GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS | 12,00 | 12,00 |
HIDRÁULICA APLICADA | 12,00 | 12,00 |
PROJETO II | 30,00 | 45,00 |
SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ÁGUAS E EFLUENTES | 15,00 | 15,00 |
TCC | 40,00 | - |
Total | 220,00 | 111,00 |
---|---|---|
Total Geral | 331,00 |
1º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
GEOPROCESSAMENTO E SENSORIAMENTO REMOTO | 40,00 | - |
INFORMÁTICA APLICADA AO DESENHO TÉCNICO | 25,00 | - |
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL E NORMATIZAÇÃO | 25,00 | - |
METODOLOGIA CIENTÍFICA | 20,00 | - |
QUÍMICA AMBIENTAL | 20,00 | - |
Subtotal | 130,00 | 0,00 |
Subtotal Geral | 130,00 |
2º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
DRENAGEM (URBANA E RURAL) | 30,00 | - |
GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS | 20,00 | - |
HIDRÁULICA APLICADA | 30,00 | - |
HIDROLOGIA APLICADA | 30,00 | - |
Subtotal | 110,00 | 0,00 |
Subtotal Geral | 110,00 |
3º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
GERENCIAMENTO E TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS | 25,00 | - |
GESTÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS | 25,00 | - |
PERÍCIA E AUDITORIA AMBIENTAL | 25,00 | - |
SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ÁGUAS E EFLUENTES | 35,00 | - |
Subtotal | 110,00 | 0,00 |
Subtotal Geral | 110,00 |
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 40,00 | - |
Total | 390,00 | 0,00 |
---|---|---|
Total Geral | 390,00 |
1º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ECOLOGIA APLICADA | 12,00 | - |
GEOPROCESSAMENTO E MEIO AMBIENTE | 20,00 | - |
GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS | 20,00 | - |
HIDRÁULICA APLICADA | 30,00 | - |
HIDROLOGIA APLICADA | 30,00 | - |
INFORMÁTICA APLICADA AO DESENHO TÉCNICO | 30,00 | - |
Subtotal | 142,00 | 0,00 |
Subtotal Geral | 142,00 |
2º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS | 30,00 | - |
DRENAGEM (URBANA E RURAL) | 30,00 | - |
GESTÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS | 30,00 | - |
METODOLOGIA CIENTÍFICA | 12,00 | - |
QUALIDADE DE TRATAMENTO DE ÁGUAS | 30,00 | - |
Subtotal | 132,00 | 0,00 |
Subtotal Geral | 132,00 |
3º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
GERENCIAMENTO E TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS | 30,00 | - |
SENSORIAMENTO REMOTO | 30,00 | - |
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS | 30,00 | - |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 40,00 | - |
TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS E REUSO DAS ÁGUAS | 36,00 | - |
Subtotal | 166,00 | 0,00 |
Subtotal Geral | 166,00 |
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 40,00 | - |
Total | 480,00 | 0,00 |
---|---|---|
Total Geral | 480,00 |
Projeto pedagógico
Informações complementares
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Corpo Docente
AMILTON DINIZ E SOUZA (amilton@iftm.edu.br)
- Titulação: Doutorado
- Área de atuação: Tratamento de água e efluentes
Disciplina(s) ministrada(s):
- Gestão de Resíduos Sólidos
- Sistemas de Tratamento de Águas e Efluentes
- Projetos I
- Projetos II
ANTONIO CARLOS BARRETO (barreto@iftm.edu.br)
- Titulação: Doutorado
- Área de atuação: manejo de irrigação, projetos de irrigação, avaliação de sistemas e reuso de água
Disciplina(s) ministrada(s):
- Hidraulica Aplicada
CLÁUDIO MÁRCIO DE CASTRO (claudiomarcio@iftm.edu.br)
- Titulação: Doutorado
- Área de atuação: Tratamento de efluentes usando Processos Oxidativos Avançados
Disciplina(s) ministrada(s):
- Química Ambiental
- Projetos I
- Projetos II
JOYCE SILVESTRE DE SOUSA (joyce@iftm.edu.br)
- Titulação: Doutorado
- Área de atuação: Educação Ambiental, Gestão de Bacias Hidrográficas, Recursos Hídricos, Planejamento Ambiental, Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos, Gestão Ambiental
Disciplina(s) ministrada(s):
- Educação Ambiental
- Gestão de Resíduos Sólidos
- Gestão de Recursos Hídricos Aplicada à Bacias Hidrográficas
- Projetos I
- Projetos II
MAGDA STELLA DE MELO MARTINS (magda@iftm.edu.br)
- Titulação: Doutorado
- Área de atuação: gestão ambiental, licenciamento ambiental, resíduos sólidos, análise de uso e ocupação, políticas públicas ambientais, monitoramento ambiental, saneamento ambiental com ênfase em biodigestores e operação de aterro.
Disciplina(s) ministrada(s):
- Hidrologia
- Educação Ambiental
- Gestão de Resíduos Sólidos
- Sistemas de Tratamento de Águas e Efluentes
- Legislação Aplicada ao Saneamento Ambiental
- Metodologia Científica
- Projetos I
- Projetos II
MARINA FARCIC MINEO (marina@iftm.edu.br)
- Titulação: Doutorado
- Área de atuação: Educação Ambiental e Ecologia (com ênfase em ecologia de populações e ecologia comportamental)
Disciplina(s) ministrada(s):
- Educação Ambiental
- Projetos I
- Projetos II
RENATO FARIAS DO VALLE JUNIOR (renato@iftm.edu.br)
- Titulação: Doutorado
- Área de atuação: Hidrologia, Gestão de Microbacias Hidrográficas, Sistema de Informação Geográfica (SIG) e Diagnósticos Ambientais.
Disciplina(s) ministrada(s):
- Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto
- Drenagem
- Gestão de Recursos Hídricos Aplicada à Bacias Hidrográficas
- Projetos I
- Projetos II
- Titulação: Doutorado
- Área de atuação: Geografia, Educação Ambiental e Gestão de Recurso Hídrico e Bacias Hidrográficas.
Disciplina(s) ministrada(s):
- Projetos I
- Projetos II